segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Escalada na Fazendinha

A escalada em Montes Claros está evoluindo de uma forma incrível nesses últimos meses, uma prova disso é o mais novo local de escalada, a Fazendinha. Descoberto a pouco mais de cinco meses já conta com 23 vias e a cada semana pelo menos uma nova via surge no calcário incrível presente no pico.


A Fazendinha é um local particular que fica dentro de uma fazenda a exatos 10 km do centro de Montes Claros e foi liberado para escalada primeiramente pelo caseiro da fazenda, o Celso, que foi super simpático e receptivo quando o procurei. Em acordo feito com os proprietários, o acesso dentro da fazenda é livre para chegar até os setores, no entanto tem que ser mantidas algumas regras para que a escalada no local perdure.


- Ao atravessar a primeira cancela não esqueça de fechá-la.


- Os carros deverão ser estacionados antes da segunda cancela próximo a pista de motocross por causa dos animais (boi, cavalos, etc) que andam livremente no pasto.


- Ao atravessar a segunda cancela (de madeira) fechá-la e verificar se a mesma foi fechada corretamente para que os animais não saiam.


- Quando estiver caminhado para os setores de escalada não provocar os animais que estiverem circulando no pasto.


- Ao se aproximar do setor das abelhas ficar muito atento com as abelhas que estão próximas da trilha.


- A maioria das vias ainda estão com top único e mosquetão abandonado. Evitar trancos desnecessários para diminuir o desgaste e aumentar a vida util aumentando a segurança.


- Todo lixo deve ser recolhido inclusive esparadrapos, tampinha de gatorate, lacre de bolacha...


- As vias estão recentes, portanto deve-se ter atenção com pedras soltas no alto das vias e algumas agarras.


A fazendinha tem sido mantida pelo escalador Carlos Primo Cachaça com o apoio da comunidade escaladora de MOC e da região que vem contribuindo com materiais para a conquista das vias a exemplo do casal de escaladores e recentes moradores de Pirapora Yughues Bonfim e Tereza Alves que contribuíram recentemente com 35 chapeletas e da parceria de sempre com a STONE que contribuiu com quase 15 chapeletas através do Tio Dan e também do mosquetão de presente que foi dado pelo Sandro como amostra para duplicação dos tops das vias, o Paulinho Exu que contribuiu com alguns grampos e pela parceria na compra das chapeletas e bolts.
Está disponível o croqui que provavelmente será atualizado frequentemente.



Croqui da Fazendinha



Para fazer o download do croqui basta clicar aqui Croqui da Fazendinha



Além do apoio e das contribuições que vem acontecendo estamos abertos a contribuições de todos os tipos para evolução da escalada em Montes Claros.

Em breve serão postadas fotos dos setores e das vias.

Escrito por Carlos Primo

Nenhum comentário: