segunda-feira, 25 de abril de 2011

Release Encontro de Escalada



“Festival Incrível” esse deveria ser o nome do 1º Encontro Informal de Escalada do Norte de Minas, que contou com a presença de escaladores de Araxá, BH, Curitiba, RJ e claro muitos de Montes Claros onde foi sediado o encontro.

O Alexandre Fei desembarcou na cidade na segunda-feira dia 18/04 lotado de chapexú as famosas chapeletas fabricadas pelo Paulo Exu, com o intuito de abrir novas rotas para a galera, juntamente com o escalador local Carlos Cachaça que já havia conquistado várias vias e conhecia bem o local com o maior potencial calcário. Com o decorrer da semana, as novas vias foram aparecendo no pico vieiras la no setor do canyon, um local muito bonito com sombra o dia todo e vias com mais de 20mts e grandes chorreiras o que nos faz lembrar Rodellar.

Na quinta-feira (21/04) a galera começou chegando em MOC, e foram recepcionados por um belo café da manhã no setor Fazendinha, setor este que fica dentro da cidade, 8km do centro, e já começaram a escalar logo cedo e só se foram quando o sol se pôs. No ínicio da noite, todos foram para o restaurante L’Avenue, para saciar a fome com várias rodadas de churrasco e peixe, prato principal da casa.

Sexta-feira (22/04) nos deslocamos para o Vieiras a 18km da cidade, local que surpreende quem chega, pela quantidade de nascentes de água cristalina, toda a trilha na sombra e o setor ao lado de um riacho que serve para lavar as mãos, frutas, pés e até esfriar os antebraços bombados depois das vias. A maioria dos escaladores ficaram no 1º setor, se divertindo nos 8 ABC e nos 9A e 9B, o Felipe KBÇA cotou um projeto, Sangue Venoso, em 9C, que o levou a malhar a via 2 dias até isolar os movimentos certos. E chegou a um consenso quanto a graduação, Alucinógena 9A, Vaca Doida 9B e São Miguel 9B.
As meninas se divertiram muito nas vias Um Real, Faxineira, Neandertal dentre outras. A Branca, escaladora de BH, malhou forte a Possuídos, uma 8A de agarrões e um crux de regletes de fácil visualização, no final do dia, saiu a cadena. Parabéns Branquinha. Na noite, fomos para um rodízio de carnes e aí o bicho pegou, cada prato maior que o outro. Aconteceu um sorteio de brindes, saco de magnésio Adrena, DVD Reach, Chalk Ball, Magnésio em bloco 4Climb, camisas femininas e masculinas Nave Estamparia, patrocinados pela Adrena, 4Climb e Nave Estamparia. Parabéns a todos os ganhadores e agradecimentos aos apoios. Ao sair do restaurante, todos saciados, rumo a casa do Rafastary, bebemorar as cadenas e celebrar o encontro ao som do violão. Lá presenteamos o Fei com uma sapata Evolv Talon, pelo reconhecimento do trabalho que fez aqui em Montes Claros, e pelo que vem fazendo por Minas e Brasil, conquistando vias de alto nível e evoluindo o climb. Valew Méeeeeo!

No sábado, como já haviam várias rotas novas no Vieira, a geral se deslocou pra lá, Setor do Canyon, que antes do encontro contava com apenas 3 vias, conta agora com mais de 15 vias abertas, encadenadas e alguns projetos ainda. O local estava muito úmido devido as últimas chuvas na cidade, o que dificultou um pouco as ascensões, pelo fato das agarras estarem úmidas, com lodo e algumas com terra. Mas mesmo assim saíram algumas cadenas avista e flash. Todas as paradas receberam chapas com argolas e algumas com paradas duplas, o trabalho e a vibe não podem parar. A InterTV, afiliada Rede Globo esteve presente neste dia, colhendo alguns relatos dos escaladores e alguns tapes das vacas e ascenções. Depois da escalada alguns seguiram para um rodízio de pizza enquanto outros preferiram o rodízio de carne e japonês e o KBÇA como sempre cornetando no ouvido de todos para não tomar banho, o que deixou alguns furiosos, mas depois foi só festa.
KBÇA mais uma vez surpreendeu todo mundo com sua fome insaciável, comeu quase toda carne do rodízio, sem contar no estoque de salmão que teve de ser renovado.
Depois que todos estavam de barriga cheia não podia faltar a festa. Poucos partiram para a festa e outros preferiram descansar e mandar os projetos pendentes. A festa foi incrível e a galera riu muito, cada cena mais engraçada do que a outra.

Já no domingão, último dia do festival, alguns ainda estavam com algumas pendências e foram para o Vieiras, outros para a Fazendinha conhecer os outros setores que não conheciam antes de partir pra casa. Destaque para as cadenas avista da Robertinha/RJ, que a cada vez surpreende mais pela raça e força dedicada nas vias.
Enfim, o encontro foi o maior barato, com um público presente muito significativo, adeptos e curiosos estiveram prestigiando o evento. Um número grande de escaladores, com escolas diferentes reunidos na mesma vibe e com o mesmo intuito de escalar, conhecer pessoas novas, divulgar os locais de escaladas novos e convidar a população para conhecer e participar desse esporte que envolve a natureza e o bem estar, este foi o propósito dos organizadores.
Só temos a agradecer e convidar quem não pode vir, pra comparecer e conhecer o que estamos falando.

Abrasss e boas escaladas
Fotos Picasa
Fotos 1
Fotos 2
Fotos 3
Fotos 4

Texto: Marcelo KBLO

Nenhum comentário: