terça-feira, 23 de outubro de 2012

Inesquecível - 1 festival de Januária (Release)

Mariana Eloy na cadena da Cabeça de Rato_7A_ Setor da Claraboia_ Salão Encantado_ Januária MG


Desde a primeira vez que meus amigos Gabriel Paz e Carlim Cachaça encheram a boca pra me falar do potencial de escalada de Janúaria, eu já sabia que eles se referiam a algo novo e surpreendente.
Neste ultimo feriado que aconteceu nos dias 11, 12, 13 e 14 de outubro foi realizado o 1 Festival de Escalada de Januária, situado na comunidade do Barreiro, mais precisamente falando no Salão Encantado, a poucos kilômetros do centro da cidade.

Vista da Pracinha!

Bem vindos ao Salão Encantado do Climb!

Cheguei com meu Bonde composto por Lucas Lima  e Frederico Almeida(cafézim) a Meia-noite na Pousada das Moradeiras onde encontramos com um bonde MOC/BH ( Bruno Mohhamed, Doug, Coei e Renatinha) e um Bonde do DF, no caso o Luiz e o Zé Pacheco. Já chegamos confraternizando como sempre, a afinidade vivida no meio da escalada é algo indescritível.
Acordamos logo cedo, com um nascer do sol maravilhoso, às margens do Rio São Francisco, um super café da manhâ reforçado e fomos em direção ao salão encantado para o primeiro dia de Festival. Esse dia foi bem tranquilo, já que além dos bondes citados acima, só chegaram no meio da madrugada alguns poucos carros, entre eles o bonde da 4Climb, com o Kbça, a Roberta, o Droza e o Danizim, juntamente com o Bonde do RJ, do meu velho amigo Serginho Santos e sua namorada, e acabamos com nossas forças nas vias clássicas do pico, detalhe para o Kbça que mandou o projeto "Pelas mãos do Senhor" sem fazer força alguma, simplismente sólido e consciente; Graduando o F.A como 9a(BR).

Kbça flutuando na cadena!

Nascer do sol toooopppp!
Devido à distancia entre os picos, alguns escaladores só chegaram pro evento na Sexta-Feira, e ai sim tinhamos um festival de escalada, com a chegada do Bonde do trampo mór, senhor Presidente do Clube Montis Gabriel Ramos(BH), Senhor Fotógrafo das alturas Gustavo Baxter(BH), e seus fiéis escaladores Cintura e Mauro de Divinópolis, juntamente com o Bonde de Presidente da Aenmg "Carlos Cachaça primo"( Conquistador das linhas mais duras do Pico), com os escaladores dos pés vermelhos, Lucas Durães e Sherley Rodrigues, o Festival enfim estava acontecendo.

Escaladores reunidos na Pracinha do Salão Encantado, no 1 Festival de Escalada de Januária.

Reunimos todos na pracinha do Salão Encantado, onde foram instalados crôquis de todo o pico pra moçada se situar, os monstros ficaram nos projeto do setor da frente, e  eu puxei um bonde grande pro novo e super esportivo setor dos mocós. Lá acabei conhecendo dois escaladores de BSB, o Zé e o Newton, que ao mostrá-los o setor, já visualizaram uma linha, e lá fui eu conquistar mais uma via pro setor, totalizando agora  em 10 lindas vias. Quando terminei de equipar a "Meu nome não é Jonnhy"o caos já estava instalado, e o setor tava bonito demais com todas  as vias equipadas, neguinho fazendo força e todo mundo sorrindo, o que é o mais importante.


 Mr. Bean sacando a cadena avista da Calazar Certo 7b BR!

 Rafinha após a cadena avista da Calazar Certo, o 7b mais Clássico do Brasil!


Fanfa flashando a Pelas Mãos do senhor 9A.

Após ouvir os gritos de cadenas e Fa's da moçada que se encontrava ao meu lado  nas vias: Malandragem da um tempo, Complexo Bipolar e Aresta que me Resta, (ambas 7B), fiquei mais feliz ainda ao ver mais um bonde chegando pra completar a nossa vibe, composto pelos escaladores locais Marcelo Kblo e Bill Na Trilha, trazendo um grande escalador da capital mineira, Leandro "Mister Bean", como se não bastasse, olhei pro lado e já encontrei com o Celião( Escalador , conquistador e idealizador do festival), me dando os parabéns por mais uma linha, olhei pro lado e vi o Bonde do Sitio da Vovó chegando, formado por: Berre Miranda, Lucas Taru, Gabs da Pedra, e Daviagem, e é claro o segurança Zóio, a vibe tomou conta nessa hora. Tinha escalador pra tudo que é lado, escalando todas as vias do setor do mocó, o sol castigava mas ninguem arredava pé, escalada com agarras macias e anatômicas e visual incrível. Deixei o setor e fui ver se  o Presidente precisava de algo, acabou que fui escalar umas vias e o festival continuou até mais tarde, quando estava chegando no estacionamento encontrei o Rafinha( Rock Suplier e Mad Rock), o Mesquita e a Mari Eloy, mais um bonde de Bsb, que mesmo atrasados chegaram pra participar e se divertir neste festival que abriu as portas da escalada de Januária para o Brasil.
Foi mal, mas o nascer do sol foi foda todas as manhãs!

Café da manhã do Moradeiras
Da direira pra esquerda:
(Celim, Brunão, Taru, Café, Zé, Luckete, Berre e Eu!)

 Voltamos para a incrível Pousada das Moradeiras, e tomamos aquela cervejinha trincando, comendo um peixe frito pescado ali mesmo no Velho Chico, pelo seu Antônio, proprietário do local.
No sábado cedo, chegamos todos ao Salão pra mais um dia de climbing hard, levei o Zé pacheco e o Luiz pra o Mocó onde tem muito potencial ainda a ser explorado, e os bichos ficaram ali conquistando, circundados de abelha cachorra, aquelas que não ferroam, mais incomodam demais. Depois fiquei sabendo que a linha ficou incrível e que o nome ficou em: Com jeitinho Vai!"7C BR.
Raphael Donato (eu), na Conquista da Santo Antonio 8C, na parceria com Bill. foto: Marcelo Kblo.

Esse sábado foi um dia muito proveitoso, na parceria com Bill na Trilha começei equipando a linha "Santo Antônio", que está situada no Setor da Claraboia, à esquerda da clássica e mais frequentada do Festival, a linha Calazar Certo( Conquistada a mão pelo Guerreiro Celio Lima e parceiros). Dentro da Claraboia, Rafael Passos, Mr. Bean, Serginho, Cachaça e outros monstros, estudavam um projeto futurista, este que está todo equipado, sem graduação e sem nome, segundo o Rafinha, um v11/12 + um 9c...
Rafinha e Mr Bean, ambos trabalhando o projeto futurista de Januária!

Além dessa super linha, o Felipe Alvares( kbça da 4climb), conquistou o Projeto Jesus Cris, tambem na clarabóia, sem graduação.
Outro projeto terminado e encadenado foi o último brinquedo do Cachaça a via "uma lágrima que cai", graduada em 8c, com várias ascensões neste festival.
Sabadão de muita escalada e cadenas pra todos, além das 5 novas linhas, voltamos felizes para a pousada/camping, onde seria realizado o sorteio de brindes, este que foi inesquecível, todos muito animados de estarmos ali reunidos.
 Mauro, ganhador da Sapatilha sorteada pela Rock Supplier, distribuidora Mad rock no Brasil!

Sorteado Adrena!

Podemos dizer então que este Festival veio pra ficar e abrir as portas da escalada esportiva em Januária que tem um potencial imenso para este esporte.
Desde já gostaria de agradecer a todos aqueles que fizeram este evento se realizar, desde os participantes que vieram de 6 estados diferentes do país cruzando estradas de terra e muito perrengue pra poder participar deste festival, aos escaladores locais, juntamente com os escaladores de Montes Claros, já que agora somos um só, com a chegada da AENMG.
Agradecer a todos aqueles que apoiaram o evento, e fazem cada dia mais com essas ações o crescimento da ESCALADA, são eles:

4Climb
Clube Montis
Adrena 
Conquista Montanhismo
Nerea
Mad Rock
Rock Supplier
Preview 3D
AENMG

Valeu geraaaal que esteve presente e abaixo segue o link de todas as fotos da minha Cam.
Fiquem à vontade para pegar suas fotos , mais não esqueçam de colocar os devidos Créditos.



Abraços e até a próxima...

Boas Escaladas!


2 comentários:

Unknown disse...

Vendo as fotos, só lamento por não ter ido! Perdi mesmo!

Gustavo Baxter disse...

Fala Turma, postei algumas fotos do festival no meu blog:
http://dedosfritos.blogspot.com.br/2012/10/o-salao-encantado-de-januaria.html
Conferem lá. Abraço
Baxter